domingo, 11 de novembro de 2007

Autocensura

Que escrever no blog? Este tem sido talvez o maior dilema e questão censora principal do nosso grupo. Daí o enorme recesso ao qual o Cabessudo tenha se submetido. Talvez não seja uma boa estratégia apenas postar matérias longas e com conclusões e opiniões bem definidas, até porque nem sempre as temos de forma tão clara e objetiva. Talvez não seja boa estratégia postar apenas matérias de um suposto “interesse universal”, até porque tal coisa não existe. Talvez seja interessante postar matérias polêmicas e torcer para que elas mexam com os brios ou com as suscetibilidades das pessoas e, antes disso, torcer para que alguém as leiam! Quem sabe falar de alguma Parada Gay ou sobre o, já fora de moda, Código da Vinci ou, quem sabe, defender o terceiro mandato do Lula (haja polêmica!). O fato é que é difícil se dar ao trabalho de escrever sobre coisas que não nos interessem ou sobre as quais não temos nada a dizer, ou que julguemos irrelevante ter algo a dizer; mesmo sendo estas questões polêmicas ou consideradas de grande interesse popular.
Minha (pouca) experiência com blogs tem sido a de que eles são “longas cartas p’rá ninguém”, ou talvez p’rá mim mesmo. Num mundo que preza pela competitividade e pelo individualismo quem se importa com a opinião de quem quer que anônimo seja? Ao menos se eu já tivesse participado de alguma edição do “Big Brother” talvez hoje eu fosse já um anônimo famoso. Um daqueles “famoso “quem?””. Aí talvez tivesse algum sentido escrever no blog... Com certeza superestimei o alcance e a finalidade do blog e acho que deveria me contentar em ser meu próprio público, afinal de contas, a quem mais que eu iriam as minhas opiniões interessar? Portanto me dedicarei ao meu melhor e mais assíduo leitor.

3 comentários:

os cinco disse...

Puxa, acho que vc está sendo um pouco pessimista.Também, sinto falta de comentários no meu blog mas, nem por isso o julgo desnecessário. Toda forma de comunicação é válida e mesmo não deixando comentários, tenho certeza que tenho visitantes.
É só uma experiência, não vamos desanimar!!!

Bom, aproveitando,quero convidá-lo e a todos os blogs a um debate aberto sobre os candidatos à Reitoria da Uerj no Blog didArtes.
Link:
http://didartes.blogspot.com/
Bjs,
Pat.

Didática - Professor Márcio disse...

Celso, acho que um espaçotempo para pensarmos, achar algum leitor, divulgarmos nossas idéias, sem o sentido de sermos famosos, ou que muitas pessoas leiam, só o exercício de escrever vale, talvez o alcance seja mais relativo se tivermos um grupo que acesse, aí cabe no fim do semestre fazer uma avaliação, criar outras práticas para que outras pessoas acessem, mas isso de poder me conectar com as idéias, vontades, angústias de vcs já me valem, fico muito feliz de poder conhecer um pouco mais do que pensam, sair da sala de aula...
abraços estimados de um leitor "quase" assíduo!!!

Anônimo disse...

Seu talento não está sendo aproveitado!!! Bela expressão do que foram aqueles 3 dias!